Memória
Como projecto de aptidão Profissional, optei por desenvolver um CARRO DE TRANSPORTE DE BAGAGENS (CTB).
Decidi projectar o CTB devido a falhas que observei nos aeroportos, nomeadamente o acesso a informação. Neste ponto resolvi colocar um monitor LCD que permite aceder a toda a informação relevante.
A sua forma é constituída basicamente por linhas curvas que são o seguimento das linhas do sistema de condução do próprio CTB.
Um outro aspecto importante tem a ver com questões ergonómicas, neste sentido pretendi criar uma forma estável, que facilite a condução do carro.
A estrutura é constituída por linhas curvas que nos dão a percepção de movimento.
Nesta estrutura existe um encaixe inferior, que permite camuflar as rodas traseiras.
O sistema de roda frontal é constituído por uma esfera que se encontra inserida numa semi-esfera com rolamentos. Este sistema facilita o movimento e a coordenação do CTB.
Na zona inferior da semi-esfera, encontra-se uma rosca que permite a entrada e saída da esfera rotativa, esta rosca possui um sistema de vassouras envolvente, que fazem a limpeza da esfera.
A plataforma tem a forma de um V, pois considero que seja a mais adequada ao transporte de diversas formas e tamanhos de bagagens.
O cesto encontra-se agregado às partes laterais do carro, sendo ele fiel à estrutura formal, mantendo as linhas curvas.
O terminal seria produzido numa liga de alumínio e em chapa perfurada no cesto e no apoio traseiro para as malas.
Chavena de Café, desenvolvido para o Curso Técnico de Design Industrial (2006)
Memória
Foi proposto desenvolver uma chávena e um pires.
Soft Curl, constituído por duas peças, desenvolvido à escala humana.
O elemento foi desenvolvido a pensar numa forma elegante e suave de beber café.
É constituído por linhas curvas, em que o conjunto está interligado, onde um surge do outro, ou seja, a chávena deu origem ao pires.
A curva superior da chávena sugere o local onde se deve colocar os lábios, ao mesmo tempo que nos dá a percepção de movimento.
A pega segue as mesmas linhas, sendo a parte superior mais larga e plana, proporcionando uma maior comodidade ao polegar, com o intuito de agarrar a chávena com segurança.
Por sua vez o pires partiu da mesma ideia, tendo uma forma oval, tendo o encaixe da chávena a um dos cantos, para que haja espaço suficiente para a colher e o açúcar.
Peça desenvolvida no Curso Técnico de Design Industrial (2006)
Aplicação da protecção na tomada.
Aplicação da protecção na tomada, com a demonstração da sua retirada.
Memória
Foi proposto desenvolver um objecto em cortiça, atendendo às suas características.
Neste projecto a característica escolhida foi o facto deste material não ser condutor de energia.
Esta estrutura assume a função de protecção de tomadas, concebida a pensar nas crianças.
PSQ, constituído por uma única peça, desenvolvido à escala das tomadas eléctricas standard, e da mão humana, extremamente prático, seguro e com qualidade, bem pensado para a sua finalidade.
O elemento consiste numa forma arredondada, que vai de encontro à forma das próprias tomadas, com quatro sistemas de encaixe.
Os dois interiores, de tamanho superior, permitem o encaixe na “tomada terra”, e os dois exteriores, de tamanho inferior, permitem a fixação na tomada.
No centro do objecto, encontra-se o sistema de pega, que consiste numa secção cilíndrica.
No topo dessa secção existe um batente, que permite executar pressão para retirar o objecto.
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